Anuncie Aqui

Top 10 - Rodinha na prancha

Tony Hawk's Pro Skater elevou o patamar dos jogos de skate quando chegou às lojas em 1999, mas tem muitas pérolas que saíram antes e, principalmente, depois dele. Reunimos aqui dez representantes do gênero que merecem no mínimo uma olhada.



10) The Simpsons Skateboarding
 (EA/2002/PS2)

Um jogo desenvolvido por um estúdio chamado The Code Monkeys não poderia render coisa boa mesmo, mas The Simpsons Skateboarding vale pela curiosidade e pelas ótimas referências ao universo do desenho animado.

A jogabilidade é fraquinha e os gráficos não são nada de mais, mas para quem curte os Simpsons, dá para curtir algumas horinhas. Todas as vozes foram gravadas pelos próprios dubladores da série.



9) ESPN X-Games Skateboarding
 (Konami/2001/PS2)

Esse foi o primeiro jogo de skate para PS2 tinha controles estranhos e gráficos serrilhados demais, mas dava para divertir bem enquanto não aparecia opção melhor.

Baseado nas competição do X-Games transmitidas pela ESPN, o game trazia pistas com objetivos no mesmo estilo dos THPS. Era basicamente uma cópia de carbono mesmo, com direito a Bob Burnquist e tudo mais.



8) Yanya Caballista: City Skater
 (KOEI/2001/PS2)

Taí um jogo interessante: em Yanya Caballista, era preciso segurar o controle do PS2 na vertical e o game até vinha com um acessório em formato de skate que se encaixava em cima dos dois direcionais analógico.

O jogo era controlado como um skate de dedo mesmo, e os gráficos em cel-shading não decepcionavam. Para quem espera algo nos moldes dos outros jogos de skate, porém, é bom avisar que o título não é só baseado em manobras e objetivos e tem elementos do estilo plataforma também.



7) Disney's Extreme Skate Adventure (Activision/2003/Xbox, PS2 e GameCube)

Este jogo de skate com personagens da Disney roda na engine de Tony Hawk's Pro Skater e foi publicado pela Activision. Não tinha como dar errado, né? E não deu: o joguinho é bom mesmo, apesar de ter passado batido na época.

Além de figuras conhecidas de Toy Story, Tarzan e O Rei Leão (sim, o Simba sabe andar de skate, pelo menos nesse jogo), Disney's Extreme Skate Adventure traz personagens humanos fictícios. Na trilha sonora, bandas que a pirralhada curtia no início dos anos 2000, como Simples Plan e Allister.



6) Street Sk8er (Atelier Double/1998/PSX)

Um raro exemplo de jogo bom de skate que saiu antes de Tony Hawk's e que era realmente bom. Desenvolvido no Japão (por lá, saiu como Street Boarders), o game funcionava em um esquema diferente e as pistas eram lineares - era como uma corrida contra o tempo mesmo, e o jogador precisava chegar no fim da pista com uma pontuação mínima para passar para a próxima fase.

Além do jogo ser bom, a trilha sonora era campeã, com faixas de Less Than Jake, I Against I, Weston. Quem encontrar um CD do game por aí e não tiver um PSX pode ouvir as músicas colocando o disco em um CD player convencional.



5) California Games (Epyx/1987/PC e consoles de 8 e 16-bits)

Tá, o jogo não é só de skate, mas era a única opção para quem vivia naquela época. No Brasil, o game tornou-se extremamente popular sob o nome Jogos de Verão.

O bom e velho California Games também teve a primazia de ter sido um dos primeiros games a contar com patrocinadores de verdade e tinha anúncios de marcas de roupa como Santa Cruz e Ocean Pacific.



4) Skate or Die! (EA/1998/PC e NES)

O verdadeiro pioneiro entre os jogos de skate em vídeogames veio da Electronic Arts. A versão NES, em particular, foi bem popular pelas locadoras do Brasil e chegou ao mercado nacional pelas mãos de diversos fabicantes

Eram dois personagens e cinco eventos para disputar - pouco conteúdo mesmo para os padrões da época. Uma continuação saiu apenas para NES em 1990 com o nome de Skate or Die 2: The Search for Double Trouble.



3) Top Skater (Sega/arcade/1997)

Este arcade foi bem popular no Brasil no final dos anos 90. Apesar do estilão arcade e das limitações na hora de soltar as manobras, a diversão era garantida pela jogabilidade com a prancha em forma de skate.

Com o barulho das casas de fliperama não dava para ouvir direito, mas a excelente trilha sonora era composta apenas com faixas da banda Pennywise. Uma sequência saiu em 2001 com o nome de Air Trix e é bem difícil de achar por aqui.



2) Thrasher: Skate & Destroy (Rockstar1999/PSX)

Esse saiu apenas um mês depois de Tony Hawk's Pro Skater, então nem dá para dizer que ele é filhote do jogo do campeão. Até porque Thrasher, publicado pela Rockstar, apostou em um estilo de jogabilidade mais difícil e que lembra mesmo um simulador.

O jogo é bem difícil e as quedas são constantes - dependendo da altura, seu skatista pode se quebrar todo e aí é preciso começar a fase de novo. A trilha sonora tem muito mais hip-hop do que punk ou hardcore, e tem faixas muito bem selecionadas de grupos como A Tribe Called Quest, Public Enemy, Run DMC e The Sugarhill Gang.



1) Skate (EA/Xbox 360 e PS3/ 2007)

A Electronic Arts resolveu voltar ao mundo dos jogos de skate em 2007 e a tentativa deu muito certo: Skate tem um estilo único de jogabilidade (as manobras são realizadas com o segundo direcional analógico) e o game é bem mais simulador do que arcade.

O primeiro Skate tem nada menos que 45 músicas licenciadas de bandas como Nirvana, Motorhead, Black Flag, Ramones e The Sex Pistols e ainda vem com com um completo modo de carreira.

Novo Comentário