
10) The Simpsons Skateboarding (EA/2002/PS2)
Um jogo desenvolvido por um estúdio chamado The Code Monkeys não poderia render coisa boa mesmo, mas The Simpsons Skateboarding vale pela curiosidade e pelas ótimas referências ao universo do desenho animado.
A jogabilidade é fraquinha e os gráficos não são nada de mais, mas para quem curte os Simpsons, dá para curtir algumas horinhas. Todas as vozes foram gravadas pelos próprios dubladores da série.

9) ESPN X-Games Skateboarding (Konami/2001/PS2)
Esse foi o primeiro jogo de skate para PS2 tinha controles estranhos e gráficos serrilhados demais, mas dava para divertir bem enquanto não aparecia opção melhor.
Baseado nas competição do X-Games transmitidas pela ESPN, o game trazia pistas com objetivos no mesmo estilo dos THPS. Era basicamente uma cópia de carbono mesmo, com direito a Bob Burnquist e tudo mais.

8) Yanya Caballista: City Skater (KOEI/2001/PS2)
Taí um jogo interessante: em Yanya Caballista, era preciso segurar o controle do PS2 na vertical e o game até vinha com um acessório em formato de skate que se encaixava em cima dos dois direcionais analógico.
O jogo era controlado como um skate de dedo mesmo, e os gráficos em cel-shading não decepcionavam. Para quem espera algo nos moldes dos outros jogos de skate, porém, é bom avisar que o título não é só baseado em manobras e objetivos e tem elementos do estilo plataforma também.

7) Disney's Extreme Skate Adventure (Activision/2003/Xbox, PS2 e GameCube)
Este jogo de skate com personagens da Disney roda na engine de Tony Hawk's Pro Skater e foi publicado pela Activision. Não tinha como dar errado, né? E não deu: o joguinho é bom mesmo, apesar de ter passado batido na época.
Além de figuras conhecidas de Toy Story, Tarzan e O Rei Leão (sim, o Simba sabe andar de skate, pelo menos nesse jogo), Disney's Extreme Skate Adventure traz personagens humanos fictícios. Na trilha sonora, bandas que a pirralhada curtia no início dos anos 2000, como Simples Plan e Allister.

6) Street Sk8er (Atelier Double/1998/PSX)
Um raro exemplo de jogo bom de skate que saiu antes de Tony Hawk's e que era realmente bom. Desenvolvido no Japão (por lá, saiu como Street Boarders), o game funcionava em um esquema diferente e as pistas eram lineares - era como uma corrida contra o tempo mesmo, e o jogador precisava chegar no fim da pista com uma pontuação mínima para passar para a próxima fase.
Além do jogo ser bom, a trilha sonora era campeã, com faixas de Less Than Jake, I Against I, Weston. Quem encontrar um CD do game por aí e não tiver um PSX pode ouvir as músicas colocando o disco em um CD player convencional.

5) California Games (Epyx/1987/PC e consoles de 8 e 16-bits)
Tá, o jogo não é só de skate, mas era a única opção para quem vivia naquela época. No Brasil, o game tornou-se extremamente popular sob o nome Jogos de Verão.
O bom e velho California Games também teve a primazia de ter sido um dos primeiros games a contar com patrocinadores de verdade e tinha anúncios de marcas de roupa como Santa Cruz e Ocean Pacific.

4) Skate or Die! (EA/1998/PC e NES)
O verdadeiro pioneiro entre os jogos de skate em vídeogames veio da Electronic Arts. A versão NES, em particular, foi bem popular pelas locadoras do Brasil e chegou ao mercado nacional pelas mãos de diversos fabicantes
Eram dois personagens e cinco eventos para disputar - pouco conteúdo mesmo para os padrões da época. Uma continuação saiu apenas para NES em 1990 com o nome de Skate or Die 2: The Search for Double Trouble.

3) Top Skater (Sega/arcade/1997)
Este arcade foi bem popular no Brasil no final dos anos 90. Apesar do estilão arcade e das limitações na hora de soltar as manobras, a diversão era garantida pela jogabilidade com a prancha em forma de skate.
Com o barulho das casas de fliperama não dava para ouvir direito, mas a excelente trilha sonora era composta apenas com faixas da banda Pennywise. Uma sequência saiu em 2001 com o nome de Air Trix e é bem difícil de achar por aqui.

2) Thrasher: Skate & Destroy (Rockstar1999/PSX)
Esse saiu apenas um mês depois de Tony Hawk's Pro Skater, então nem dá para dizer que ele é filhote do jogo do campeão. Até porque Thrasher, publicado pela Rockstar, apostou em um estilo de jogabilidade mais difícil e que lembra mesmo um simulador.
O jogo é bem difícil e as quedas são constantes - dependendo da altura, seu skatista pode se quebrar todo e aí é preciso começar a fase de novo. A trilha sonora tem muito mais hip-hop do que punk ou hardcore, e tem faixas muito bem selecionadas de grupos como A Tribe Called Quest, Public Enemy, Run DMC e The Sugarhill Gang.

1) Skate (EA/Xbox 360 e PS3/ 2007)
A Electronic Arts resolveu voltar ao mundo dos jogos de skate em 2007 e a tentativa deu muito certo: Skate tem um estilo único de jogabilidade (as manobras são realizadas com o segundo direcional analógico) e o game é bem mais simulador do que arcade.
O primeiro Skate tem nada menos que 45 músicas licenciadas de bandas como Nirvana, Motorhead, Black Flag, Ramones e The Sex Pistols e ainda vem com com um completo modo de carreira.